Os pongo dos noticias en portugués sobre este tema: la primera sobre una feria en Famalicão (al norte) donde podrán ver dichos relojes y otra sobre el rearranque de la empresa este año.
Feira do Artesanato com produção e conserto de relógios ao vivo
A edição 2007 da Feira de Artesanato de Famalicão vai ter a presença de antigos operários da fábrica de relógios “Boa Reguladora”, que continuam a fabricá-los e os consertam em resposta a pedidos de Portugal e do estrangeiro, anunciou hoje o autarca local.
Armindo Costa adiantou, em conferência de imprensa, que os artesãos constituíram uma pequena empresa, a “Regularfama” que continua a fabricar relógios artesanais da marca “Boa Reguladora”.
O presidente da Câmara de Famalicão referiu que vários antigos trabalhadores da “Boa Reguladora” adquiriram a marca de relógios - a primeira da Península Ibérica - estando agora a fabricar e a consertar relógios.
Os operários têm clientes em vários pontos de Portugal e do mundo, nomeadamente no Brasil e Estados Unidos da América.
A Feira de Artesanato e Gastronomia, que decorre entre 07 e 16 de Setembro, integra-se num conjunto de iniciativas culturais e recreativas a que a autarquia deu o nome de “Setembro, mês da educação e das tradições”.
A mostra reúne 150 artesãos e gastrónomos de todo o país, tendo como complemento um programa de animação com concertos de André Sardet e Paco Bandeira.
Ex-operários relançam fábrica de relógios
Mais de cem anos de história, uma grande tradição no fabrico de relógios e a vontade de relançar a mais antiga empresa de relojoaria da Península Ibérica, foram factores que deram o impulso a José Cunha, José Varela e Filipe Marques para adquirir a patente da “Boa Reguladora”, em Vila Nova de Famalicão, e voltar a fabricar, dar assistência e restaurar relógios.
Os três ex-trabalhadores da “Boa Reguladora” chamaram outros antigos empregados e começaram em Março a “meter mãos à obra”. “Os ex- funcionários é que têm experiência nisto”, adiantaFilipe Marques que foi vendedor na empresa e, tenta agora com os colegas dar um novo ânimo à marca.
“Queremos continuar a fabricar relógios e relançar a marca que tem grande tradição e deve continuar a ser divulgada”, adiantou, explicando que há ainda muita procura “deste tipo de relógios”. E quando Filipe Marques se refere a “este tipo de relógios” fala de relógios de parede, de mesa, de coluna e até de despertadores. “É um tipo de relojoaria “grossa” que não é tão fácil arranjar”, esclarece.
O sócio-fundador aponta que estão agora a “conquistar de novo o mercado”, embora a procura por parte de proprietários de relógios já se venha sentindo. Depois de adquirida a patente da marca e negociada a compra e gestão do património da empresa, os sócios fundaram uma nova firma - a "Regularfama - que durante o próximo mês se deverá mudar para a casa que viu nascer e crescer a “Reguladora”.
Aos três sócios juntaram-se cinco ex-operários da empresa que trazem a experiência “para fazer este tipo de relógios” sendo que as idades do grupo vão dos 40 aos 60 anos.
A “Boa Reguladora”, a primeira fábrica de relógios da Península Ibérica, foi vendida a uma empresa alemã que produzia contadores de água e relógios. Mas, com o tempo foi sendo dada menos importância à relojoaria. A “Boa Reguladora” começou então a funcionar num outro local. Agora, o fabrico de relógios vai voltar à sua casa original.
“Fiquei muito contente com o renascer da empresa. Para mim é um prazer, até porque é já uma tradição de família”, afirma Filipe Marques revelando que avós e tios também trabalharam na “Boa Reguladora”.
http://sol.sapo.pt/photos/ecfamalic/images/66642/original.aspx
La empresa “Boa Reguladora” fue fundada en 1892.