Quien quiera ver fabricar y reparar relojes de la primera marca en Peninsula Iberica >>>

Os pongo dos noticias en portugués sobre este tema: la primera sobre una feria en Famalicão (al norte) donde podrán ver dichos relojes y otra sobre el rearranque de la empresa este año.

Feira do Artesanato com produção e conserto de relógios ao vivo

A edição 2007 da Feira de Artesanato de Famalicão vai ter a presença de antigos operários da fábrica de relógios “Boa Reguladora”, que continuam a fabricá-los e os consertam em resposta a pedidos de Portugal e do estrangeiro, anunciou hoje o autarca local.

Armindo Costa adiantou, em conferência de imprensa, que os artesãos constituíram uma pequena empresa, a “Regularfama” que continua a fabricar relógios artesanais da marca “Boa Reguladora”.

O presidente da Câmara de Famalicão referiu que vários antigos trabalhadores da “Boa Reguladora” adquiriram a marca de relógios - a primeira da Península Ibérica - estando agora a fabricar e a consertar relógios.

Os operários têm clientes em vários pontos de Portugal e do mundo, nomeadamente no Brasil e Estados Unidos da América.

A Feira de Artesanato e Gastronomia, que decorre entre 07 e 16 de Setembro, integra-se num conjunto de iniciativas culturais e recreativas a que a autarquia deu o nome de “Setembro, mês da educação e das tradições”.

A mostra reúne 150 artesãos e gastrónomos de todo o país, tendo como complemento um programa de animação com concertos de André Sardet e Paco Bandeira.

Ex-operários relançam fábrica de relógios

Mais de cem anos de história, uma grande tradição no fabrico de relógios e a vontade de relançar a mais antiga empresa de relojoaria da Península Ibérica, foram factores que deram o impulso a José Cunha, José Varela e Filipe Marques para adquirir a patente da “Boa Reguladora”, em Vila Nova de Famalicão, e voltar a fabricar, dar assistência e restaurar relógios.

Os três ex-trabalhadores da “Boa Reguladora” chamaram outros antigos empregados e começaram em Março a “meter mãos à obra”. “Os ex- funcionários é que têm experiência nisto”, adiantaFilipe Marques que foi vendedor na empresa e, tenta agora com os colegas dar um novo ânimo à marca.

“Queremos continuar a fabricar relógios e relançar a marca que tem grande tradição e deve continuar a ser divulgada”, adiantou, explicando que há ainda muita procura “deste tipo de relógios”. E quando Filipe Marques se refere a “este tipo de relógios” fala de relógios de parede, de mesa, de coluna e até de despertadores. “É um tipo de relojoaria “grossa” que não é tão fácil arranjar”, esclarece.

O sócio-fundador aponta que estão agora a “conquistar de novo o mercado”, embora a procura por parte de proprietários de relógios já se venha sentindo. Depois de adquirida a patente da marca e negociada a compra e gestão do património da empresa, os sócios fundaram uma nova firma - a "Regularfama - que durante o próximo mês se deverá mudar para a casa que viu nascer e crescer a “Reguladora”.

Aos três sócios juntaram-se cinco ex-operários da empresa que trazem a experiência “para fazer este tipo de relógios” sendo que as idades do grupo vão dos 40 aos 60 anos.

A “Boa Reguladora”, a primeira fábrica de relógios da Península Ibérica, foi vendida a uma empresa alemã que produzia contadores de água e relógios. Mas, com o tempo foi sendo dada menos importância à relojoaria. A “Boa Reguladora” começou então a funcionar num outro local. Agora, o fabrico de relógios vai voltar à sua casa original.

“Fiquei muito contente com o renascer da empresa. Para mim é um prazer, até porque é já uma tradição de família”, afirma Filipe Marques revelando que avós e tios também trabalharam na “Boa Reguladora”.

http://sol.sapo.pt/photos/ecfamalic/images/66642/original.aspx

La empresa “Boa Reguladora” fue fundada en 1892.

Muy interesantes noticias, el renacer de la primera casa relojera que ha habido en la península es una noticia muy grata, ahora habrá que esperar a ver su catálogo, bueno, y sus precios…:D:P;)

Saludos;)

Muy interesante Paulo, mil gracias :slight_smile:

Un abrazo :slight_smile: